🤔 Você conhece o algoritmo de Barcelona para diagnóstico de IAM na presença de BRE?
📍O BRE tem sido descrito nas diretrizes como equivalente a supradesnivelamento do segmento ST e de oclusão coronariana, na prática basear a decisão de solicitar o cateterismo de emergência levando em consideração apenas a presença de BRE tem levado a cateterismos desnecessários, a esmagadora maioria desses pacientes não tem como causa do BRE isquemia aguda, a maior parte deles apresenta o BRE secundário a alguma cardiopatia estrutural prévia. Pensando em estratificar melhor esses pacientes Sgarbossa criou critérios objetivos para análise do segmento ST nesse grupo, Smith então modificou os critérios originais o que melhorou bastante a sua sensibilidade. Os critérios de Sgarbossa modificados tem excelente especificidade, entretanto ainda pecam na sensibilidade, sendo assim para melhorar ainda mais a sensibilidade foi criado o algoritmo de Barcelona, afinal na emergência um método diagnóstico com alto valor preditivo negativo é sempre de grande utilidade.
📍 O algoritmo de Barcelona se baseia na presença de desvio do segmento ST concordante ao QRS maior que 1 mm em qualquer derivação (critério já presente no algoritmo de Sgarbossa modificado) OU na presença de desvio do segmento ST discordante maior que 1 mm em derivações que tenham R ou S (o que for dominante) com voltagem menor que 6 mm.
📍 Esse novo algoritmo foi baseado na maior coorte já realizada até então sobre o assunto e atinge sensibilidade e especificidade semelhantes a análise do segmento ST em pacientes que não tem BRE.
❤️🔥 Lembrando que independente da presença de BRE, pacientes que se apresentam com dor sugestiva de SCA refratária a vasodilatação devem ser encarados como potenciais oclusões coronarianas e têm indicação de cateterismo imediato, afinal o ECG não é perfeito e existe a possibilidade de oclusão mesmo com ECGs seriados inalterados. Nesses casos o ecocardiograma pode ser particularmente útil.
Referência: Di Marco A, Rodriguez M, Cinca J, et al. New Electrocardiographic Algorithm for the Diagnosis of Acute Myocardial Infarction in Patients with Left Bundle Branch Block. J Am Heart Assoc. 2020.